Ainda falando em preconceito.
Estamos terminando mais uma semana,e esse semana eu falei de preconceito,você conhece todos os tipos?Vamos terminar o assunto sobre preconceito.
Tipos de preconceito:
Racial, ou Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.
Preconceito social é uma forma de preconceito a determinadas classes sociais.
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor.
Sexismo é a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual.
Machismo ou chauvinismo masculino é a crença de que os homens são superiores às mulheres.
Feminismo é um neologismo e seu significado possui uma carga ideológica muito grande. É uma expressão que hipoteticamente significaria um conjunto de idéias que considera a mulher superior ao homem, e que, portanto, deveria dominá-lo.
Preconceito linguístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades linguísticas.
Transfobia é a aversão a pessoas trans (transexuais, transgêneros, travestis) ou discriminação a estes.
Heterossexualismo é um termo relativamente recente e que designa um pensamento segundo o qual todas as pessoas são heterossexuais até prova em contrário.
Chauvinismo resulta de uma argumentação falsa ou paralógica, uma falácia de tipo etnocêntrico. Em retórica, constitui alguns dos argumentos falsos que servem para persuadir com sentimentos em vez de razão quem se convence mais com aqueles que com estes.
Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação.
Filmes sobre preconceito:
Branco sai preto fica(foto): o filme relembra o dia 5 de março de 1986, quando policiais invadiram o baile black Quarentão na cidade-satélite de Ceilândia. Duas vítimas da violência,Marquim do Tropa e Shockito, relembram o ocorrido. O primeiro está numa cadeira de rodas e o segundo usa uma perna mecânica.
A situação acontece numa época em que existe um “apartheid” entre Brasília e Ceilândia. Com elementos de ficção científica, a trama salta para o ano de 2073, acompanhando uma investigação para achar os responsáveis pelo aconteceu em 1986.
Irmã Dulce :Cinebiografia da irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), religiosa baiana que, guiada por sua fé, dedicou sua vida aos mais necessitados. Chamada em vida de "Anjo Bom da Bahia", a irmã Dulce enfrentou o preconceito, o machismo, os dogmas e um inimigo interno: uma doença respiratória incurável.
Universidade monstro: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável, mas nem sempre foi assim. Desde o momento em que esses dois monstros incompatíveis se conheceram, eles não se suportam. Universidade dos Monstros revela o segredo de como Mike e Sulley superaram suas diferenças e se tornaram melhores amigos.
Livros:
NELSON MANDELA, CONVERSAS QUE TIVE COMIGO
Nelson Mandela é um dos líderes políticos mais conhecidos e respeitados do mundo. A pessoa que leva esse nome é considerada um herói de seu tempo, uma das grandes figuras da História do século XX. Os quase trinta anos de prisão que passou junto com outros líderes de sua geração deram origem ao mito da criação da “nova África do Sul”.
PRETO NO BRANCO, RAÇA E NACIONALIDADE NO PENSAMENTO BRASILEIRO
Thomas E. Skidmore tenta compreender um momento central para a explicação do racismo na sociedade brasileira. Seu estudo, realizado nos anos 70, causou sensação na época e ajudou a recolocar em pauta esse tema da realidade nacional. Com base nos escritos e discursos de cientistas, políticos e romancistas, o livro pretende revelar que a 'intelligentsia' local, influenciada por padrões e formas europeus, procurou acomodar as teorias racistas então em voga - que consideravam o negro inferior e condenavam a mestiçagem - à situação local.
Comentários
Postar um comentário